Agosto - "mês do cachorro louco"
Historicamente o mês de agosto foi considerado o mês do cachorro louco, isso por ser um mês que apresentava um clima propício para o cio das fêmeas, gerando maior rivalidade entre os cães machos, sendo mais suscetível a transmissão do vírus da raiva, através de mordeduras, arranhaduras ou lambedura. Considerado o mês de maior periculosidade para esta doença, gerou-se uma cultura das campanhas de vacinação antirrábica neste mesmo mês. Hoje sabemos que o risco é durante todo o ano e os animais devem ser vacinados anualmente independente da época.
A raiva é uma zoonose, ou seja, ela passa dos animais para os humanos, de alta mortalidade uma vez que atinge o sistema nervoso central. Nos animais alguns dos sintomas são a dificuldade para engolir, salivação, mudança de comportamento, paralisia das patas traseiras, mudança em hábitos alimentares, já nos humanos os sintomas gerais são dor de cabeça, febre, calafrios, falta de apetite, faringite, apatia, náuseas, diarreia, ansiedade, insônia, depressão entre outros. O ciclo dessa doença pode acontecer de algumas formas; urbana, rural, aéreo e selvagens, sendo elas diferenciadas pelo animal vetor da doença.
Por se tratar de uma doença altamente letal não há cura, somente o tratamento preventivo com a vacina, caso uma pessoa tenha sido atacada por um animal deve procurar imediatamente um hospital mais próximo para receber os primeiros socorros, já os animais ,suspeitos de infecção, devem ser mantidos em quarentena e caso confirmado devem ser sacrificados.
Para evitar que seu animal seja infectado, devemos vacinar anualmente nossos animais com a vacina antirrábica. Se seu animalzinho está com as vacinas em atraso venha até uma de nossas unidades e se informe sobre nossas vacinas.
Avenida Japão, 553, Alto do Ipiranga - Mogi das Cruzes - SP
Whatsapp (11) 93206-1000
Telenone (11) 4721-1000

Nenhum comentário:
Postar um comentário